quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Hoje é dia de Santo Amaro! Vamos varrer os armários?

Dêem só uma espreitadela a alguns trabalhos do 1º ano.
Artístico, hein?...


terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Desafio: trava-línguas e adivinhas

Hoje fizemos o Jogo das tradições... Foi muito divertido!
Agora vê tu se consegues dizer depressa e sem gaguejar os seguintes trava-línguas:

A aranha arranha a rã.
A rã arranha a aranha.
Nem a aranha arranha a rã,
Nem a rã arranha a aranha.

Esta burra torta trota
Trota, trota, a burra torta.
Trinca a murta, a murta brota
Brota a murta ao pé da porta.

Aproveita e tenta resolver estas adivinhas...

Qual é a coisa qual é ela,
Que tem dentes e não come?

Corre, corre sem ter pés,
Dá-te na cara e não o vês.

Diverte-te com os teus amigos! Em breve cá estarão as respostas.

Concurso Uma Aventura... literária 2009

Regulamento
Concurso Uma Aventura... Literária 2009
O Concurso Uma Aventura... Literária 2009 tem cinco modalidades: Texto Original, Crítica, Desenho, Teatro e Olimpíadas da História.

Modalidade Texto Original: Um texto original, imaginado pelo concorrente, com personagens originais. Tema livre. (Uma ou duas páginas dactilografadas ou manuscritas.)

Modalidade Crítica: Crítica a qualquer dos livros seleccionados para o concurso. (Uma página dactilografada ou manuscrita.)

Modalidade Desenho: Um desenho que ilustre um momento de qualquer dos livros a concurso – desenhos a preto e branco em papel A4. (Os concorrentes não devem imitar os desenhos dos livros.)

Modalidade Teatro: Adaptação teatral de um episódio à escolha dos livros a concurso.

Modalidade de Olimpíadas de História: Resumo, ilustrado com um desenho ou colagens, de um texto seleccionado num dos livros a concurso. Máximo 3 páginas.

Os trabalhos podem ser individuais ou de grupo. Devem vir identificados com o nome do(s) concorrente(s), morada, telefone, idade, ano que frequenta(m), nome e morada da escola e nome do(s) professor(es) coordenador(es). O fornecimento destes dados deve ser feito através do preenchimento de uma ficha fornecida pela Editorial Caminho. Esta ficha estará disponível no site: http://www.uma-aventura.pt/ e será enviada a quem a solicitar.

O Júri será constituído por uma equipa da Editorial Caminho.

Os trabalhos concorrentes não serão devolvidos.

Prémios de Crítica, Texto Original e Desenho

Os trabalhos serão divididos por quatro graus de ensino: 1.º Ciclo; 2.º Ciclo; 3.º Ciclo; Ensino Secundário. No 1.º Ciclo haverá três prémios para os alunos do 1.º e 2.º ano e três para os alunos do 3º e 4º ano. Os trabalhos premiados (três por cada grau de ensino e por cada modalidade) serão publicados com o nome e com a fotografia dos autores, bem como o nome da escola que frequentam, num livro da colecção Uma Aventura.

A cada trabalho premiado corresponderá ainda um cheque-livro da Editorial Caminho (1º Prémio – 50 euros, 2º Prémio – 37 euros e 3º Prémio – 25 euros).

Os professores responsáveis por estes trabalhos premiados recebem igualmente, por trabalho, um cheque-livro da Editorial Caminho no valor de 25 euros.

Prémios de Teatro

Nesta modalidade não há distinção por graus de ensino e são premiadas as cinco melhores adaptações teatrais com 2 tipos de prémios:

Um cheque-livro no valor de 50 euros para os autores do texto e a publicação do trabalho no site http://www.uma-aventura.pt/ com o nome e fotografia dos autores, bem como o nome da escola que frequentam.
Convite para que os autores do texto ou colegas da mesma escola representem a peça numa festa a realizar no Teatro Aberto, em Lisboa, onde serão atribuídos troféus aos melhores actores principais feminino e masculino, aos melhores actores secundários feminino e masculino, ao melhor guarda roupa e ao melhor cenário.
Os professores responsáveis por estes trabalhos premiados recebem igualmente, por trabalho, um cheque-livro da Editorial Caminho no valor de 25 euros.

Prémios de Olimpíadas de História

Nesta modalidade, além de cheques-livros, os premiados recebem medalhas de bronze, medalha de prata, medalha de ouro (por bronze, prata ou ouro entenda-se a cor da medalha)
Os trabalhos podem ser individuais ou de grupo. Devem vir identificados com os dados da escola, professor(es) e do(s) concorrente(s)
Os professores responsáveis por estes trabalhos premiados recebem igualmente, por trabalho, um cheque-livro da Editorial Caminho no valor de 25 euros.

Menções Honrosas

Os concorrentes distinguidos com Menções Honrosas recebem um livro oferecido pela Caminho (um por trabalho) e um Diploma de Menção Honrosa.
Prémios de Participação
Todos os concorrentes recebem um Diploma de Participação e um autocolante.
Todos os professores responsáveis pelos trabalhos apresentados a concurso recebem um Diploma de Coordenação Pedagógica.
Todas as escolas que participem recebem um cheque-livro da Editorial Caminho no valor de 15 euros.

Prazos e Contactos

Os trabalhos devem ser enviados, pelo correio, até ao dia 15 de Fevereiro de 2009 (Data dos CTT) para: Concurso Uma Aventura... Literária 2009 Editorial Caminho Rua Cidade de Córdova, n.º 2 2610-038 Alfragide

A lista de premiados será publicada na comunicação social e no site http://www.uma-aventura.pt/ na primeira semana de Maio.

Para mais informações contactar, em dias úteis das 10.00h às 13.00 h e das 14.00h às 18.00h, através dos telefones: 214272287 e 214272200, telefax: 214272201, e-mail: fantastico@caminho.leya.com ou pelo correio para: Editorial Caminho – Rua Cidade de Córdova, n.º 2 – 2610-038 Alfragide.

Livros a Concurso

Modalidade de Crítica e Desenho
Todos os livros da colecção Uma Aventura; Todos os livros da colecção Viagens no Tempo; A Lenda das Sete Cidades; Os Primos e a Fada Atarantada; A Gata Gatilde; Três Fábulas.

Modalidade Teatro
Três Fábulas
; Portugal – História e Lendas; Os Primos e a Bruxa Cartuxa.

Modalidade Olimpíadas da História
História de Portugal – Portugal Encoberto e Restaurado (7.º Vol.); História de Portugal – Portugal no Século das Luzes (8.º Vol.)
Informa-te e participa!
http://www.uma-aventura.pt/ e http://www.editorial-caminho.pt/
CAMINHOO prazer de ter bons livros para ler!

Concurso "A melhor carta" 2009

Explica como as condições de trabalho podem levar a uma vida melhor... e habilita-te a ganhar 1000 euros em Certificados de Aforro!!

Fantástico, não? Participa!

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Pilhas de livros!

Vamos recolher pilhas usadas e trazê-las para a escola!

Lá encontraremos imensos pilhões onde as colocaremos.

Ajudamos o ambiente e candidatamo-nos a rechear a nossa Biblioteca com novos e interessantes livros!

Vamos a isso?
Vamos ganhar!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

BENVINDOS!

Olá!
Somos os alunos da EB1 / PE do Areeiro, no Funchal, e frequentamos a Biblioteca da escola como leitores e nas diversas actividades relacionadas com o livro e a leitura.
Venham daí conhecer melhor o que fazemos!