Cada pai, acompanhado pelo seu filho, daria continuidade à história, acrescentando uma ou várias frases, devidamente identificadas.
Foi contagiante o entusiasmo demonstrado ao longo desta actividade, que se revelou deveras fértil em ideias e empatia. Por isso, mostramos a todos algumas fotografias do livro "O meu Pai e eu" e partilhamos com todos os bloggers a história e os testemunhos criados. A identificação dos autores surge consoante a seguinte ordem: 1º o nome do pai e 2º o nome do filho.
Obrigado a todos pelo empenho.
Certo dia,
preparámos as canas, as linhas, o isco e começámos a nossa pescaria. Minutos depois, pescámos um peixe pequenino e, porque era tão pequeno, foi devolvido ao mar para que crescesse um pouco mais. (João Bárbara e Luís André Bárbara)
Felizes por terem devolvido o peixinho ao mar, pai e filho ficaram muito orgulhosos por não terem tirado a vida àquele peixinho muito colorido. Continuaram na praia, mas não pescaram mais, e decidiram ir até junto da areia para apanharem um pouco de sol. (Samuel Carvalho e Samanta Carvalho)
Apanhámos um pouco de sol e decidimos ir à procura de conchas e de estrelas-do-mar. Para nosso espanto, vimos um búzio e resolvemos lavá-lo bem lavado; depois colocámo-lo junto ao ouvido para ouvirmos o som do mar. (Sérgio Pontes e Rodrigo Pontes)
Imaginámo-nos a percorrer o fundo do mar… Fomos acompanhados por um cavalo-marinho que nos levou a conhecer sítios fantásticos! (Luís Gama e Pedro Afonso)
Lá perto havia um jardim com plantas lindíssimas e um pomar com frutos deliciosos. Na serra há árvores bonitas e altas que são: os pinheiros, os eucaliptos e os sobreiros. (José Ilídio e Ana Beatriz)
Estava a chegar a Primavera, que é a estação mais bonita do ano! (Pai, Afonso e Francisco Castro)
E na Primavera eu e o meu pai costumamos ir aos jardins passear, fazer um piquenique, jogar à bola, mas sem estragar as flores e as plantas! O meu pai é o melhor pai do mundo! (Emanuel Figueira e José António)
Eu e o meu pai na Primavera vamos muitas vezes passear no campo. O meu pai costuma alugar um palheiro no Seixal, para passarmos o fim-de-semana e levamos o meu irmão e a minha mãe. (Clotário Correia e Vítor Correia)
E como o Seixal tem uma praia, mergulhámos e fomos ao fundo do mar. Vimos peixes, lapas, estrelas-do-mar e caramujos, que apanhámos para levarmos para casa para saborearmos ao jantar. (Pai e Sara Aveiro)
No dia seguinte, assim que chegámos à praia, vimos um barquinho a navegar. Chamei pelo teu nome “Onde estás tu?” e tu estavas no porto de abrigo a ver os pescadores a pescar. De repente, veio-me uma ideia à cabeça: e porque não pescar ou mergulhar e ver as coisas boas que o mar tem para nos mostrar? Há tantas coisas como lobos-marinhos, estrelas-do-mar, algas de tantas cores, etc…Tantas são as coisas lindas que o mar nos reserva! (João Henriques e Fátima Henriques)
Como estávamos no Verão, junto com a nossa família, fomos outra vez até à praia, mas em vez de irmos tomar banho, eu e o meu pai fomos pescar. Estivemos quase duas horas a dar comida aos peixes, mas sem pescar nenhum… Mas, de um momento para o outro, pescámos tanto que, por fim, tivemos de desistir e trazer o peixe parra casa porque já não tínhamos mais isca. Adorei muito este dia que passei com o meu pai, e espero repetir um dia destes. (Nélio Correia e Cláudia Correia)
No dia do pai fomos à praia nadar porque eu gosto muito do meu papá. Vimos muitos peixes debaixo de água, com pescadores à volta a pescar. “Vamos pescar também, papá!”, disseste. Nesse dia pescámos muitos peixes e fomos para casa com muitos peixes parra comer. (Berto e Joana Margarida)
Era um dia especial porque, uma vez mais, estava com a minha princesa, ou seja, com a minha Filipa. Estava um dia espectacular, um sol agradável, pouco vento, ideal para uma boa pesca. Preparei as canas de pesca e entreguei uma à Filipa. Alguns minutos passados, a Filipa já gritava com alguma aflição, pois a cana mexia com muita força. Ajudei-a, e pescámos um peixe muito grande! A Filipa estava radiante e pronta para muitos mais… Adorámos o nosso dia de pesca, foi um dia inesquecível! (Ângelo Gomes e Filipa Gomes)
O Dia do Pai é especial. Hoje é um dia muito especial porque não é todos os dias que pai vem à escola fazer tarefas com os seus filhos. Feliz Dia do Pai! (Anónimo)
O Dia do Pai é hoje, eu estou muito feliz porque o meu pai veio fazer as actividades comigo na escola. (Celso Pinto e Catarina Ana)
Hoje é um dia especial, porque é o Dia do Pai. Nós os dois fizemos um desenho no computador. Estou feliz por o meu pai estar aqui comigo. (Anónimo)
Hoje é o Dia do Pai. O meu pai é muito envergonhado, por isso não veio hoje à minha escola; então a minha mãe veio no ligar do me pai. (Anónimo)
O Dia do Pai é um dia especial. É neste dia que os nossos filhos nos dão presentes feitos na escola, nos dão muitos mimos e nos fazem muito felizes. Do que é que um pai precisa para se sentir feliz? É ter uma grande filha sempre por perto que nos faz feliz. Feliz Dia do Pai! (Nelson Freitas e Alexandra Freitas)
Hoje é um dia especial porque é o Dia do Pai. É um dia muito especial para mim, porque gosto muito do meu pai. (Virgílio Pereira e Kiko)
Querido pai, não podes saber como este dia é muito importante para mim. A única coisa que eu te peço é muito amor. Desta tua filha Beatriz. (Pai e Beatriz)
O pai é muito bonito. Ele dá-me muitos miminhos também. Gosto dele quando vai pôr-me à cama e buscar-me à escola do Areeiro. Gosto dele quando brinca comigo. (Artur e Nuno)
O meu pai é um pai brilhante porque ajuda muito nas coisas da escola e nos dá muito apoio. (Pai , Duarte e Joana Beatriz)