sábado, 15 de novembro de 2008

DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES - 27 DE OUTUBRO DE 2008

No Dia Internacional das Bibliotecas Escolares fomos (4º ano) às Prés para lhes contarmos uma história. A Laura leu O livro, e a Professora Bri contou a História do livro activo, a história de um livro inconformado com a sua solidão numa estante e que, por isso, resolveu partir ao encontro dos meninos para que o lessem e fossem felizes!
No final, todos receberam marcadores de livros e bateram palmas a esta turma tão divertida!
Vamos todos continuar a ler!



O livro

- Bem, amiguinhos, vamos escrever uma história em mim, uma história sobre a nossa casa, a Biblioteca? – perguntou o livro aos amigos.
- Que boa ideia, não achas, borracha? – perguntou o lápis à borracha.
- Acho, sim. – respondeu a borracha ao lápis.
- E tu, caneta, achas que vai ser divertido? – perguntou o livro.
- Sim, é claro, livro! – exclamou a caneta toda entusiasmada.
- Então vamos trabalhar, pessoal! – disse o livro todo entusiasmado.
- Mas… espera, livro, precisamos ainda da régua! Tu és branco e, para escrevermos, precisamos de linhas e a régua serve para fazer as linhas. – explicou a borracha ao livro.
- É verdade, borracha, mas onde está a régua? – perguntou o livro aos amigos.
- Está ali, disse a caneta.
- Então, régua, o que achas da nossa ideia? – perguntou o livro.
- Oh, amiguinhos, é que… - respondeu a régua.
- É que o quê, régua? – perguntaram os amigos.
- Eu parti-me. – disse ela, muito triste.
- Ohhh! – exclamaram eles. E perguntaram: - Quem te partiu?
- Foi a tesoura. Ela cortou-me! Respondeu a régua.
- Aquela tesoura!... – exclamou o livro todo chateado.
- Temos de arranjar a régua! – disse a borracha aos amigos.
- Eu sei, eu sei! Sei como arranjar a régua! – disse a caneta aos amigos toda contente. – Onde está a fita-cola?
- Estou aqui! – gritou a fita-cola.
- Agora puxem a fita-cola e enrolem-na à volta da régua. – disse a caneta.
- Já está! Agora sentes-te melhor, régua? – perguntou o livro, cuidadoso.
- Não, não me sinto lá muito bem, sinto-me a cair… - respondeu a régua muito pálida.
- Oh não! Desculpa, fita-cola, mas não funcionou… Mas obrigada na mesma. Adeus. – disse a régua.
- Já sei, com a super cola! – gritou a borracha.
- Boa ideia! Anda cá, super cola! – disse a caneta.
- Estou aqui! – respondeu a super cola.
- Mete cola aqui e aqui também. Agora encosta e já está! – afirmou a caneta.
- Parabéns! Consertámos a régua e a nossa história está pronta! – disse o lápis, entusiasmado.
- Hahahaha! – disseram todos os amigos. – Já fizemos a nossa história?! E é sobre o quê?
- Sobre a régua! – respondeu o lápis.
E assim acabou a nossa história sobre a nossa casa, a Biblioteca.
FIM

Sem comentários:

BENVINDOS!

Olá!
Somos os alunos da EB1 / PE do Areeiro, no Funchal, e frequentamos a Biblioteca da escola como leitores e nas diversas actividades relacionadas com o livro e a leitura.
Venham daí conhecer melhor o que fazemos!