domingo, 9 de março de 2008

A aventura do Leonardo na lua


Era uma vez um menino que se chamava Leonardo, que resolveu partir para uma aventura: ir à lua com os seus amigos!
Quando chegaram à lua viram uma casa preta muito linda e muito estranha, era bastante grande e tinha um telhado enorme!
De repente, o Leonardo perguntou aos seus amigos:
- De quem será aquela casa preta?
E cada um dos seus amigos respondeu:
- Eu não sei…
- E se fôssemos lá espreitar? – Perguntou o Leonardo, com entusiasmo.
- Eu não sei… parece muito perigoso. – Responderam os amigos.
- Não se preocupem! Nós vamos conseguir! – Exclamou o Leonardo.
Então o Leonardo e os seus amigos encheram-se de coragem e entraram naquela misteriosa casa preta. Como estava muito escuro, o Leonardo disse:
- Esta casa é tão preta que até parece noite!
Nessa casa encontraram um beco escuro e longo por onde os meninos passaram, destemidos, para ver o que estava do outro lado.
No meio do beco encontraram uma chave, que o Leonardo pôs dentro da mochila. E avançaram mais um pouco até chegarem a uma porta, e a chave que tinham encontrado antes servia para abrir essa porta. Quando lá entraram viram um grande monstro feio e todo sujo.
Mas esse monstro, ao contrário do que pensavam, era bom. Aliás, ele era muito bonzinho e querido e, quando anoiteceu, ele e o grupo de amigos foram dar um passeio pela lua.
Passado algum tempo, quando os meninos iam já para a sua nave, o monstro disse:
- Eu não posso ir convosco.
- Porquê? – Perguntaram o Leonardo e os seus amigos.
- Porque eu pertenço aqui; este é o lugar onde eu tenho uma casa.
- Está bem, tu tens mesmo de ficar na lua, mas nós vamos sentir muito a tua falta. – Responderam os meninos.
Depois foram para a sua nave, e um deles fez a contagem:
- 1: preparar; 2: apertar os cintos; 3: descolar! - E partiram.
Quando iam já a meio da viagem, viram um planeta que se chamava Mercúrio, e resolveram lá aterrar.
- Este planeta é tão grande e bonito! – Exclamaram todos.
Então foram dar uma volta por esse planeta, e repararam que tinha coisas esquisitas, mas essas coisas esquisitas eram divertidas. Encontraram um robot gigante que lhes perguntou:
- Quem são vocês?
- Eu sou o Leonardo e estes são os meus amigos. – Respondeu o Leonardo.
- Entrem! Venham ao castelo do rei!
- Está bem, nós entramos. – Responderam os meninos.
- Sentem-se! – Convidou o robot – Vamos tomar um chá e, se não quiserem, eu tenho café ou pão, e olhem lá que é daquele pão muito fofinho e muito saboroso.
- Eu quero pão e café, mas o café tem de ser com muito açúcar porque, sem açúcar, o café fica muito amargo… – Pediram os amigos – E o pão tem de ser com um pouco daquela manteiga muito gostosa. – Acrescentaram.
Quando acabaram de comer aquele delicioso lanche, disseram:
- Agora temos que ir embora para o nosso planeta Terra.
Depois despediram-se, regressaram à nave e partiram para o seu planeta Terra.
Quando chegaram, os pais daquele grupo de amigos perguntaram, preocupados:
- Onde é que vocês andaram?
- Na lua! – Responderam, ainda entusiasmados, os meninos. E acrescentaram: - Fizemos uma longa viagem à lua que foi muito divertida, com muitas aventuras assustadoras e, ao mesmo tempo, engraçadas.
De repente, o Leonardo acordou. Afinal, tudo não tinha passado de um sonho, num sono profundo.
- Que divertido! – Pensou.
FIM

José Daniel Velosa Camacho / 3º ano

2 comentários:

Augusto disse...

Eu gostei muito desta história e acho que está muito bonito.



Do primo da professora de biblioteca da escola do Areeiro e sou da EB1/PE da Vargem

Anónimo disse...

Muitos Parabéns Daniel, estou muito orgulhosa de ti!!! Continua assim...Beijinhos da professora Cristina.

BENVINDOS!

Olá!
Somos os alunos da EB1 / PE do Areeiro, no Funchal, e frequentamos a Biblioteca da escola como leitores e nas diversas actividades relacionadas com o livro e a leitura.
Venham daí conhecer melhor o que fazemos!